terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que construímos*

"Todo aquele pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." Mateus 7, 24-27

Enquanto lia este texto esta manhã refleti sobre escutar e praticar X escutar e não praticar. Acho interessante que Yeshua (Jesus) não menciona aqueles que não tiveram a oportunidade de ouvir ou até mesmo a necessidade de transmitir estas palavras a outros que não ouviram. O foco dEle, ao terminar de ensinar é: 'pratiquem, sejam tão prudentes quanto alguém que cava fundo para construir sobre um alicerce permanente'.

Lembrei-me logo de Mateus 13. Yeshua estava falando sobre a parábola do semeador e explicando os tipos de solo diferentes. Ele menciona o que foi semeado entre espinhos afirmando que este é o que permite que os cuidados da vida e a sedução das coisas deste momento presente sufoquem a palavra. Por causa disso, a semente se torna infrutífera. Num contexto em que sementes frutíferas sustentavam famílias e toda a vida econômica do povo, esta palavra era muito pesada e com certeza trazia desconforto. Assim como construir uma casa sobre a areia. Não faz o mínimo sentido gastar dinheiro e empregar força e tempo construindo algo que é instável e pode ser derrubado pela tempestade. Assim é todo aquele que ouve as palavras de Yeshua e não as pratica.
Conhecemos as palavras de Yeshua? Suas doutrinas e ensinamentos? Neste dia encorajo você a refletir sobre isso. E tão importante quanto: ensinar as palavras dEle aos seus discípulos. É tudo que Ele pediu de nós.

Meu amigo e conservo Fabio também está escrevendo sobre construção/construtores no blog dele. Não deixe de ler: http://am38.rugidodoleao.com/.