quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O que exigem de você?*

"Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus."
Miquéias 6,8


Tenho pensado muito sobre o que outras pessoas exigem de mim. É incrível como quando não estamos nos sentindo bem ou quando nossa semana está sendo ruim, tudo que as pessoas dizem toma uma proporção enorme dentro de nós. Eu comecei a perceber que isso estava acontecendo comigo. Quando eu não estava bem ou com a auto-estima baixa, as palavras das pessoas me influenciavam mais. Até as palavras de quem eu sabia que não podia confiar se tornavam importantes e isso era um fardo.

As palavras ou expectativas se tornavam um fardo porque eu acabava sendo tentada a viver por estas palavras ou planejar minha vida de acordo com o que elas diziam que eu deveria fazer, como deveria corresponder... e a sua vida começa a se basear nas exigências dos outros... no que eles exigem de você.

E estes outros podem ser quem você mais ama - sua família, conjuge, pastor, lider, coordenador. E é óbvio que você quer agrada-las, você precisa delas! Este é uma das minhas crises pessoais. Não sei se vocês passam por isso, mas eu passo! E é nessas horas - em alguns casos, o tempo todo - que precisamos prestar atenção a como correspondemos a estas exigências.

Precisamos avaliar porque elas nos afetam tanto. Será que eu estou perdendo tempo demais pensando no que as pessoas vão dizer? Será que eu passo mais tempo agradando os outros do que sabendo o que eu realmente tenho que fazer?

Na verdade, este assunto tem a ver com identidade, saber quem Deus nos criou para ser, aceitar nossa realidade e lugar em Cristo. Este é um outro assunto sobre o qual eu tenho sido confrontada. Quero compartilhar isso com vocês também em outro post. A questão é que quando deixamos o que os outros pensam e suas exigências tomarem conta de nós, acabamos perdendo o foco.

Em Miquéias 6,8 nós vemos o que Deus exige de nós: praticar a justiça, amar a fidelidade e andar humildemente perante Ele. Parece simples, não é? A verdade é que precisamos nos esforçar muito, porque exige mudar todos os nossos conceitos! Perdemos tempo com obrigações evangélicas, deveres eclesiásticos, fofocas, discussões. Mas é a única coisa que Ele exige... e esta deveria ser nossa obsessão, o que nos faz perder o sono.

Nós perdemos tempo nos sentindo incapacitados, inadequados, planejando um milhão de coisas, agradando as pessoas, preocupados com o que os outros vão falar, fazendo 453 atividades na congregação... pra quê? Ele é o único que pode fazer exigências e elas são:

PRATIQUE A JUSTIÇA, AME A FIDELIDADE E ANDE HUMILDEMENTE COMIGO.

Eu sei que os outros podem exigir coisas de nós, mas cumprir as exigências dEle deve ser a nossa prioridade. As dos outros nós podemos começar a corresponder quando terminarmos de cumprir o que Deus quer - mas creio que isso já vai exigir todo o nosso tempo...


*You can find an English version of this post at http://www.bwa-eln.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

rock headmaster leaving legitimate entrusted solemn salesperson recovering theatrical berkely seriesjune
semelokertes marchimundui