terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Pessoas inseridas na sociedade I

Temos falado constantemente sobre a necessidade da Igreja se envolver com a sociedade na qual ela está inserida. Sem culpas, sem justificações, por ter pouco tempo para se envolver com as atividades da sua congregação. Esta inserção na sociedade contudo, não tem a ver com buscar os seus próprios interesses, vaidade, conhecimento e outras coisas que podem nos distrair.

Quando falamos de pessoas inseridas na sociedade falamos de sacerdotes, que vivem de tempo integral para trazer o Reino para onde eles estão. Não dá mais para ficarmos escondidos dentro das nossas paredes esperando para que as pessoas venham. Não funciona assim. Precisamos estar inseridos – estudantes, profissionais liberais, envolvidos nas portas da sociedade, para trazer o Reino.

Fui ao III CONGRESSO MUNDIAL DE ENFRENTAMENTO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ( 26 a 29 de novembro, RIOCENTRO, Rio de Janeiro). Quando cheguei lá, comecei a orar, pensando em oportunidades que Deus pudesse me dar ou pelo menos discernir o que estava rolando por ali naqueles dias. Eu era voluntária num ambiente chamado “Espaço Adolescente”, onde estavam rolando várias coisas – os participantes estavam fazendo cartazes, pintando e costumizando camisetas, fazendo entrevistas, batendo papo – um ambiente super livre, que proporcionava o espaço necessário para que aqueles jovens se expressassem. Depois daquele momento em que orei, eu me envolvi com outras coisas. Estava como voluntária e comecei a auxiliar uma adolescente romena que estava fazendo um cartaz. A menina era muito doce, tranquila e fez um cartaz escrito “Parem com a exploração sexual de crianças e adolescentes”. Tinha várias cores, miçangas... muito legal.

Quando fomos colocar na parede onde os outros trabalhos estavam expostos, ela me mostrou os outros trabalhos que havia feito e os achei lindos! Logo ao lado de uma das pinturas que ela fez, vi um cartaz feito uma faixa, só que em sentido vertical. Estava escrito em alemão “Parem com a prostituição infantil!”. Havia alguns desenhos na faixa e estava assinado “Juventude Evangélica da Alemanha”.

Quis compartilhar isso com vocês porque para mim o importante não foi ver esta identificação na faixa, chamando atenção para os evangélicos. O dizer estava em inglês, bem pequeno. Muitos não sabiam o que estava escrito ali. O importante foi ver e saber que o Pai levou alguns de seus filhos para aquele lugar para fazer História. Eu não os conheci, não sei como eram... não sei nada. Só sei que Deus posicionou alguns de Seus filhos da Alemanha para exercerem seu sacerdócio ali no Congresso, no Rio de Janeiro. Nada mais, nada menos. Precisamos assumir nossa função, nos envolvermos com as áreas em que trabalhamos – isso vai fazer com que assumamos nossa posição e saibamos exatamente onde estar e na hora em que devemos estar.

Fique atento e às oportunidades que Deus te dá – vá a congressos, saia com pessoas e se envolva com elas, faça cursos, leia jornal e tenha certeza: Ele vai te usar de tempo integral para a glória dEle. Não dá mais para nos escondermos. Não vai funcionar. Vamos assumir o nosso posicionamento – se Deus já te disse o que deve fazer, corra atrás e não desista. Se você ainda não ouviu, converse com o Espírito. Peça clareza, ouvidos disponíveis para ouvi-Lo. Ele vai falar.

Nenhum comentário: