sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte


"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada
sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam
debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos
que estão na casa."
Mateus 5,13-15


Não dá para esconder... temo ser repetitiva quando escrevo isso. Sei que já falei outras vezes. Mas quando decidimos seguir os passos de Jesus, sermos seus discípulos, não conseguimos nos esconder. É como uma cidade edificada sobre um monte, ninguém esconde. E ela nem precisa dizer que está sobre o monte. Todos vêem, sua presença é óbvia.

Ser discípulo de Jesus é ter o interior totalmente transformado pelo Espírito. Na verdade, somos constantemente transformados em nosso interior e isso molda todo o nosso exterior. Não vestimos só o que está na moda, não respondemos as perguntas como todos respondem, não almejamos o que os outros almejam, não fazemos o que todos fazem... há uma influência sobre o nosso interior que molda tudo aquilo que os outros vêem.

Ser discípulo de Jesus é ter a mente dEle, viver como Ele viveu aqui na terra, fazer as escolhas que Ele fazia, olhar para as pessoas como Ele olhava e decidir pela obediência completa ao Pai. Imitar a Jesus, seguir seus passos pode parecer um pouco difícil ou irreal, afinal, os registros escritos que temos da sua caminhada aqui têm quase 2000 anos, foi escrito para pessoas de outra cultura, em outra língua... mas aí lembramos que Ele mesmo disse: "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito." (João 14,26).

Não conseguiremos nos esconder... sendo discípulos, somos a luz do mundo e não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Quando viver como Jesus, Filho de Deus, se torna a nossa maior meta, isso se torna evidente a quem está ao nosso redor. Já conheceram pessoas assim? Que tinham uma meta tão fixa que todas as outras coisas pareciam sem importância? Assim seremos cidades edificadas sobre o monte.

Mais uma vez repito, foi Ele que disse isso... não fomos nós. Abracemos isso, com rapidez e graça.

4 comentários:

Alexandre Pilar disse...

Oi fia, gostei muito da palavra.
Vejo como um grito do Espírito ecoando através dos séculos.

"Acendam a LUZ! Vos sois a Luz! "

Abração, fica com Deus .

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Obrigado, Denise! Suas palavras foram providenciais

manoel disse...

Deus sabe das minhas afrições .tenho certeza que já recebeu minhas orações. Em breve recebei vitória. Amém