sábado, 12 de junho de 2010

Oração 2

“Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” Atos 1,14

Gostaria de compartilhar a definição grega destas duas palavras, para entendermos a profundidade deste texto. Quem nos ensinou isso foi o Fabio e temos nos esforçado para praticar o significado.

Unânimes (ὁμοθυμαδόν) – junção de duas palavras: ὁμοῦ, no mesmo lugar, juntos; e θυμός paixão, indignação, ira. Unanimidade significa estarmos juntos numa mesma ira. Como uma torcida de um jogo, como guerreiros entrando no campo de batalha! Unânimes.

Oração (προσευχή e δέησις) no original são duas palavras e na Ferreira de Almeida versão revisada (melhores textos) aparece só uma. A primeira é suplicar, adorar. A segunda, petição.


Pensem no que isso significa: unidos, no mesmo lugar, numa mesma ira, suplicando, adorando em petição ao Pai!!

Nesta última semana meditamos bastante sobre oração como equipe (vide os tweets do @fabioam38 e os posts que ele tem colocado no blog dele - http://am38.rugidodoleao.com.br) e vamos cooperar em julho com o 24-7 aqui no Rio, movimento de oração que acontece em várias partes do mundo (http://www.riodejaneiro24-7.blogspot.com/).

Só aprendemos a orar, orando, como já diz um dos textos que é citado no site do 24-7 Rio de Janeiro. É o Espírito Santo quem opera isso em nós (João 14 v. 16, 17 e 26). Mas o tempo que dedicamos e como nos aplicamos, isso sim, é responsabilidade nossa. Precisamos dedicar este tempo, nos aplicar, fazermos um esforço digno, para orarmos sem cessar (I Tessalonicenses 5,17), sendo guiados pelo Espírito.

Espero que você tenha ficado estimulado a orar, só por ter lido estas linhas e acrescento outra palavra que me encorajou a dedicar tempo à oração esta semana.


"Oração em si mesma é uma arte que só o Espírito Santo pode nos ensinar. Ore por oração. Ore até poder realmente orar" (Charles H. Spurgeon).

Um comentário:

Pastor Rodolfo Silva disse...

DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO. GOSTEI MUITO DO BLOG. CONTINUE ASSIM.