sábado, 12 de junho de 2010

Oração*

“E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.” Lucas 11,1

Mais que uma disciplina, a oração é um momento que separamos para estabelecermos comunicação com nosso Pai. Temos que sentir necessidade de orar. A oração representa isso para os filhos de Deus. Algo que eles precisam desesperadamente. O tempo que passamos em oração é um momento dedicado ao Pai – ao nosso relacionamento com Ele.

Quando os discípulos o pedem “Senhor, ensina-nos a orar”, eles na verdade estão dizendo: ensina-nos a suplicar, ensina-nos a adorar (Lucas 11,1). É isto que a oração significa. Súplica e adoração. Rendição. Admitir quem nós somos e desta maneira, reconhecer quem Ele é. Na oração nossos corações são moldados, nossos desejos controlados e nosso caráter é transformado. A oração traz unidade justamente por ser uma ação que nos qualifica a todos perante Ele como Seus filhos. Filhos que admitem a necessidade que têm dEle e que são dependentes dEle. A oração converte os nossos corações a um interesse, uma possibilidade – viver pra Ele.

Creio que o dia que separamos para fazer isso juntos todos os anos nos lembra que somos todos iguais. Sim, temos culturas diferentes, nos vestimos de forma diferente, temos hobbies diferentes e enfrentamos problemas diferentes. Alguns de nós enfrentamos grande risco tentando demonstrar à nossa parte do mundo quem Jesus é para nós. Outros sofrem com a fome, sede e problemas de saneamento. Muitos lidam com um mundo pós-moderno – pessoas que não querem nem saber de Deus e por mais que a gente se esforce para demonstrar, elas não estão nem ligando. E quem sabe,muitos, a despeito da sociedade, estamos lidando com nossas questões emocionais, tentando tomar decisões a respeito de nosso futuro, tentando entender o que cremos. Mas quando oramos, nos colocamos igualmente perante Ele. E como eu disse no ano passado, precisamos lembrar que concordar com a oração juntos significa conectar algo na terra para que algo também seja conectado no céu! É muito forte!

Oremos uns pelos outros. Mais do que só participar num dia oficial de oração, o dia 13 de junho é uma oportunidade para todos estarmos unidos, apesar de nossas diferenças e separação geográfica. Estejamos unidos diante dEle: ajoelhados, de pé ou sentados; em grupos pequenos ou grandes; em prédios de congregações, casas, onde quer que estejamos. Sejamos UM em oração.

Glorifiquemos a Deus por quem Ele é, por Seu amor, graça e misericórdia por seu povo. Oremos por pessoas que não conhecemos, como se estivessemos no lugar deles. Vamos ler o jornal e ver o que está acontecendo no mundo – podemos orar pelos jovens destes lugares! Vamos orar para que eles respondam às necessidades do seu povo, para que façam mais discípulos, para que se sintam amados e capacitados por Deus enquanto oram. Oremos por encorajamento mútuo e paz. Oremos pela unidade de Seu povo.

Esta é a nossa oportunidade, nosso privilégio de estarmos juntos, em fusos horários diferentes e em horários diferentes – mas sendo UM, como SEUS filhos, para que o mundo creia.

*Por ocasião do Dia Mundial de Oração da Juventude Batista, me pediram para escrever este texto que foi postado no site da Aliança em inglês (www.bwanet.org). Agora está disponível aqui no blog também. Como corpo de Cristo, é uma oportunidade para intercedermos e servirmos a geração, orando.

Nenhum comentário: