sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Aqui está quem é maior que o templo

Estava pensando em como iria começar meus comentários sobre os textos que postei na semana passada. Quando li Mateus 12 hoje pela manhã, percebi por onde deveria começar.

Gostaria de compartilhar que as duas leituras foram um grande encorajamento para mim. É muito confortador lembrar que o meu foco deve ser a obediência. Não estou decidida a investir em novas expressões da Igreja porque um dia acordei e cheguei a esta conclusão de maneira lógica. Invisto em novas expressões da Igreja porque há anos Deus tem construído esta mentalidade em mim e não posso negar que Ele me chamou pra isso e que este é o tempo de cumprir!! É algo que queima dentro de mim e me consome... preciso ser obediente a esta convocação - e é só isso que Ele espera de mim. Ele quer misericórdia e não holocaustos, sacrifícios... ele deseja obediência muito mais que o sacrifício.

A obediência, como disse Mark Galli, pode não demonstrar os resultados aparentes que gostaríamos de ver, mas ela é a chave para conseguirmos caminhar no Reino e sermos filhos dos quais o Pai se agrada.

Adorei esta forma de Jesus se apresentar: "aqui está quem é maior que o templo". Isto é tão profundo... Ele não está falando apenas que é maior que o templo físico, mas que Ele é o cumprimento de tudo aquilo que eles esperavam. Eles não percebiam porque estavam concentrados em outras coisas!

Ele diz: "Se vós soubesseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes." Ele é o Senhor de todas as coisas... Ele está acima do templo, da Lei, do sábado. Precisamos estar imersos nos conceitos dEle, sermos batizados pela maneira dEle de pensar, algo que só aprenderemos com a vida de Jesus.

E é a este Deus, que está acima de todas as coisas, a quem servimos, amamos e obedecemos. Seguem as passagens que li hoje pela manhã:

"Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: aqui está quem é maior que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.

Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles. Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado? Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra."

Mateus 11, 25 - 12,13

"Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros." I Samuel 15,22

Um comentário:

Unknown disse...

Oii!! puxa.... vou resumir o que li em uma frase de C.S. Lewis
"Tudo que é eterno está eternamente acima do tempo."...
e o Reino do nosso Deus, o nosso proprio Deus é ETERNO!!!! ELe realmente esta acima de tudooo!!!
ahhhhhh Jesus!!
Bjinhosss!